Comprar e pagar com segurança online
As compras online são uma ótima maneira de comparar preços, encontrar pechinchas e economizar dinheiro em qualquer lugar com uma conexão de internet ou dados móveis. Mas, à medida que sua popularidade aumentou, também aumentaram os riscos, com mais e mais pessoas tentando roubar seu dinheiro ou roubar os detalhes do seu cartão. Felizmente, se você seguir algumas regras simples, poderá ter uma experiência de compra on-line segura e protegida.
Dicas de segurança para compras online
Estas são algumas maneiras realmente simples de fazer compras online com segurança, que você pode usar todos os dias:
- Pesquise varejistas online para ter certeza de que são legítimos.
- Verifique se o site é seguro.
- Conheça os seus direitos e a política de devoluções da empresa.
- Mantenha o software e a proteção contra vírus atualizados e use senhas fortes para contas online.
- Não use Wi-Fi público. Sua conexão de dados padrão é mais segura.
- Pague com cartão de crédito. Você terá mais proteção. Como alternativa, serviços online como o PayPal significam que os golpistas não conseguirão obter os seus dados bancários.
- Seja esperto. Se um negócio parece bom demais para ser verdade, provavelmente é.
Você pode descobrir mais sobre essas dicas no restante do nosso guia.
Como comprar online com segurança
Pesquise o site e o vendedor
Existem milhares de sites de compras na Internet, muitos com milhares de vendedores independentes. A maioria deles é perfeitamente legítima, mas identificar os fraudulentos requer um pouco de pesquisa.
Se você estiver usando um site que nunca usou antes, pesquise-os online para ver se eles têm algum feedback negativo. Para vendedores independentes em um site, você pode verificar suas análises online em um site como o Reclame Aqui .
Sites de comércio eletrônico mais conhecidos são certamente mais confiáveis, mas podem ser vulneráveis a ataques. Você pode descobrir mais sobre isso mais tarde.
Devoluções e falsificações
Melhor dica
Se você estiver comprando um item caro, verifique o site do fabricante para ter certeza de que está usando um distribuidor ou vendedor autorizado.
Existem também algumas informações que você deve descobrir antes de comprar online.
Quanto tempo vai demorar a entrega e de onde o item está sendo enviado? Um vendedor com sede no Reino Unido ou na Europa deve conseguir entregar em uma semana, se o item estiver em estoque.
Qual é a política de devolução? Se eles parecem não ter um, você deve suspeitar. Saber qual é a política o ajudará se algo não for entregue ou chegar quebrado, mesmo que o vendedor não esteja tentando enganá-lo.
Também existe um grande mercado online de venda de produtos falsificados. Isso pode ser difícil de detectar, mesmo quando você está com o produto nas mãos. Mas estar ciente disso e pesquisar quanto custaria o produto real dará a você uma ideia de quando uma oferta é boa demais para ser verdade.
Como você pode saber se um site é seguro
Sempre coloque os detalhes do seu cartão em sites seguros. Fique atento aos seguintes sinais para saber que está comprando com segurança. Lembre-se de que isso significa apenas que o site é seguro, não que o vendedor seja honesto.
Símbolo de cadeado – deve haver um cadeado na barra de endereço ao lado do endereço do site.
Endereço do site – deve começar com https: //. O S significa seguro
Barra de endereço verde – em certos navegadores e sites, a barra de endereço ficará verde.
Certificado válido – se você clicar no símbolo do cadeado ou apenas à esquerda da barra de endereço, deverá ver as informações no certificado do site. Isso deve informar quem registrou o site. Se você receber um aviso sobre um certificado, evite o site.
O que são golpes de pharming em sites
Você também deve estar ciente dos golpes de pharming, nos quais fraudadores atacam o site que você está tentando usar.
Vai parecer que você acessou o site correto, mas é uma versão falsa projetada para roubar suas informações. Fique atento a endereços da web de aparência estranha com uma seleção de números ou uma grafia diferente.
Segurança online
Existem várias coisas que você pode fazer para se manter seguro online.
Certifique-se de que o software e a proteção antivírus estejam atualizados. As atualizações geralmente contêm alterações que ajudam a proteger você e seus dispositivos de golpistas e criminosos online.
Sempre escolha senhas fortes para suas contas online, usando uma combinação de maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais. Usar uma frase ou sentença é uma boa prática.
Segurança Wi-Fi
Certifique-se de que a conexão com a Internet que você está usando é segura. Não use Wi-Fi público em cafeterias, shopping centers e outros lugares para fazer compras online, usar serviços bancários pela Internet ou qualquer outra coisa que exija o envio de informações pessoais.
Isso ocorre porque o Wi-Fi público geralmente não é seguro, o que significa que qualquer informação que você enviar enquanto estiver conectado a essas redes pode ser acessada por fraudadores. Até mesmo seus dados móveis comuns são mais seguros do que o Wi-Fi público.
A maneira mais segura de comprar online
Lembrar
Mesmo que você pague com cartão de crédito por meio do PayPal ou serviço semelhante, não receberá a proteção adicional.
Proteger-se ao pagar é muito importante. Você pode perder um pouco de dinheiro se comprar de um vendedor falso, mas pode perder muito, ou até mesmo tudo, se seus dados forem roubados.
Muitos bancos e sociedades de construção estão adicionando segurança extra quando você compra online, envolvendo autorização de dois fatores (2FA).
Isso significa que, quando estiver em um checkout online, você terá que passar por um nível extra de segurança para provar que é você quem está fazendo a compra.
A forma mais comum de 2FA é um código único, enviado por mensagem de texto, para o número de telefone registrado na conta. No entanto, também pode envolver uma pergunta de segurança, login em seu aplicativo de mobile banking ou leitura de impressão digital.
Vale a pena considerar o uso de um serviço de dinheiro eletrônico como o PayPal, pois você não precisa fornecer os detalhes reais do cartão.
Como você está protegido usando um cartão para comprar online
De acordo com a seção 75 da Lei do Crédito ao Consumidor, o pagamento com cartão de crédito também lhe dará proteção adicional em compras acima de £ 100 até £ 30.000. Isso significa que o fornecedor do cartão tem responsabilidade igual à do vendedor por itens com defeito, insatisfatórios ou não entregues.
Você também pode estar coberto para compras abaixo de £ 100 feitas com cartão de débito ou crédito em um esquema voluntário chamado chargeback. Isso permite que você solicite um reembolso do fornecedor do cartão se uma compra não chegar ou estiver com defeito.
O que fazer se algo der errado
O primeiro passo, se tiver recebido itens errados ou com defeito, deve ser entrar em contato com o vendedor online e o site que você usou, como o eBay ou Amazon.
Se você pagou com cartão e não ficou satisfeito com a resposta do varejista ou não recebeu resposta, entre em contato com a operadora do cartão.
Se você acha que seu cartão foi usado de forma fraudulenta, informe seu banco imediatamente para que ele possa impedir qualquer outro uso.
Contanto que você não tenha agido de forma fraudulenta ou negligente, geralmente receberá o dinheiro de volta da administradora do cartão se os detalhes do cartão forem usados online por um criminoso para cometer fraude.