15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://rastrearmeupedido.com 300 true 0

Explicação da proteção do cartão de crédito e débito

Pagar com cartão de crédito pode ser conveniente, mas também oferece proteção legal adicional se a empresa da qual você está comprando falir ou não cumprir o prometido. Você também pode obter alguma proteção ao pagar com cartão de débito em um esquema voluntário chamado chargeback. Com cartões de crédito, embora geralmente você não tenha proteção. Veja como funciona e como fazer uma reclamação.

Proteção de pagamento com cartão de crédito

Se você usar seu cartão de crédito para comprar algo, como mercadorias ou férias, custando mais de £ 100 e até £ 30.000, você está coberto pela ‘seção 75’ da Lei de Crédito ao Consumidor.

Isso significa que a administradora do cartão de crédito tem responsabilidade igual (ou ‘obrigação’) com o vendedor se houver um problema com as coisas que você comprou ou se a empresa da qual você as comprou falhar.

Problemas que são cobertos

  • A empresa não forneceu os bens ou serviços, ou forneceu bens fora do padrão, ou
  • A empresa deturpou o que está fornecendo – por exemplo, um fornecedor de software diz que um pacote de software que você está comprando funciona com um determinado computador, mas não funciona.

Limites de gastos mínimo e máximo

Para se qualificar para proteção sob a seção 75, você deve gastar entre £ 100 e £ 30.000.

O valor mínimo de £ 100 se aplica a cada item ou conjunto de itens que você compra, ao contrário do total da conta.

Por exemplo, se você comprou um vestido e uma jaqueta que não faziam parte de um terno, com cada um custando menos de £ 100, você não se qualificaria para a proteção do consumidor sob a seção 75.

Outro exemplo seria comprar ingressos para um evento ou passagens aéreas.

Um ‘bilhete de família’ contaria como um item, mas os bilhetes individuais para membros da família não.

Você pode fazer uma reclamação contra sua administradora de cartão de crédito por meio de um esquema voluntário chamado ‘estorno’, que explicamos na seção Entendendo o estorno abaixo.

Pagando um depósito com cartão de crédito

Você não precisa pagar o preço total com cartão de crédito, pois o pagamento de um depósito é suficiente para obter a proteção legal.

Por exemplo, se você comprou algo que custa £ 200, mas pagou um depósito de £ 20 no seu cartão de crédito e o resto por outros meios, você ainda estaria coberto e poderia reivindicar a totalidade de £ 200 (e não apenas o depósito ) da administradora do cartão de crédito se a mercadoria não chegou ou estava com defeito.

Você também não está limitado ao preço à vista dos itens.

Se você pudesse reclamar do fornecedor por despesas adicionais (por exemplo, postagem) ou perdas indiretas (por exemplo, danos causados ​​por um item com defeito), você tem uma reclamação semelhante contra a empresa de cartão de crédito.

Segundo titular do cartão

A situação fica um pouco mais complicada se a compra for feita por um segundo titular do cartão, como marido, esposa ou parceiro.

Qualquer reclamação deve ser feita pelo titular do cartão principal, já que foi ele quem assinou o contrato de crédito), e a administradora do cartão de crédito pode rejeitar uma reclamação se não for uma compra conjunta (como férias em família_ ou algo para o titular do cartão principal (como um presente de aniversário).

É uma área um pouco nebulosa, então vale a pena verificar com o emissor do cartão no início.

Pagar férias com cartão de crédito

Melhor dica

Não importa se você usa seu cartão para comprar algo no brasil ou no exterior, você está coberto exatamente da mesma maneira.

Se você reservou um feriado ou voos custando entre £ 100 e £ 30.000 e pagou um depósito ou o preço total no seu cartão de crédito, você poderá fazer uma reclamação se a companhia aérea ou empresa de férias falir ou o feriado não conforme descrito. Mas nem todas as situações são cobertas.

O que está coberto:

  • o custo de seus voos se a companhia aérea falir
  • o custo das suas férias se a empresa de férias falir
  • despesas adicionais ou perda consequente – por exemplo, se você tivesse que comprar voos mais caros para voltar para casa depois que uma companhia aérea falhou.

O que não está coberto:

  • em alguns casos, se você comprar um ‘vôo apenas’ de terceiros, como um agente de viagens, você não poderá fazer uma reclamação porque o terceiro foi contratado apenas para fornecer as passagens e não o vôo.
  • quaisquer custos em que você não teve que incorrer – por exemplo, se você decidiu estender sua estadia depois que a companhia aérea faliu (por mais tempo do que o necessário), é improvável que você possa reivindicar os custos extras.

Como reivindicar dinheiro de volta em cartões de crédito

Se você pagar algo com seu cartão de crédito e houver um problema, o primeiro passo deve ser entrar em contato com a empresa de quem você comprou, para dar-lhes a chance de consertar as coisas.

No entanto, se eles não responderem ou não fizerem o reembolso, ou se estiver claro que não há motivo para contatá-los (já que desapareceram ou foram em liquidação), você pode fazer uma reclamação contra a administradora do seu cartão de crédito .

Você deve:

  • Escreva para a administradora do cartão de crédito, informando o que você comprou, onde e quando comprou e quanto pagou. Inclua cópias dos recibos, se os tiver (caso contrário, você precisará de algum outro comprovante de compra).
  • Diga a eles que você tentou entrar em contato com a empresa de quem comprou os bens ou serviços e qual foi a resposta – se houver.
  • Explique o que você gostaria que a administradora do cartão de crédito fizesse, que normalmente seria reembolsar o preço da compra em sua conta do cartão de crédito – certifique-se de declarar: “Estou fazendo uma reclamação de acordo com a Seção 75 da Lei de Crédito ao Consumidor”.
  • Mantenha um registro da carta ou e-mail que você enviou.

Proteção de pagamento com cartão de débito e estorno

Compras e pagamentos com cartão de débito não são cobertos pela seção 75 da Lei de Crédito ao Consumidor. Mas você pode fazer uma reclamação de reembolso de acordo com um esquema voluntário denominado ‘chargeback’.

Isso pode oferecer cobertura em compras de qualquer valor feitas em cartões de débito, crédito ou pré-pagos.

No entanto, se a sua compra foi superior a £ 100 e foi feita com cartão de crédito, é melhor reclamar ao abrigo da secção 75, uma vez que oferece maior protecção jurídica.

Como funciona o estorno

O estorno não é proteção legal como a seção 75. É um acordo que a Visa, Mastercard, Maestro e American Express assinaram.

O esquema permite que você solicite um reembolso do fornecedor do cartão se uma compra não chegar ou estiver com defeito.

Ele funciona pela empresa de cartão que tenta reivindicar seu dinheiro de volta da empresa que você pagou, revertendo a transação.

Normalmente não há um gasto mínimo para ser coberto pelo estorno, mas os limites de tempo se aplicam para fazer uma reclamação – geralmente até 45 ou 120 dias a partir da compra, dependendo do tipo de cartão.

Os pedidos de reembolso podem levar algum tempo para serem processados ​​porque a administradora do cartão precisa receber o reembolso antes de poder repassá-lo a você.

Como reclamar

Se você não estiver satisfeito com a resposta que recebe da administradora do cartão, leia nosso guia abaixo para verificar as próximas etapas.

Artigo Anterior
Comprar e pagar com segurança online
Próximo Artigo
Pagamentos eletrônicos – por que, quando e como usá-los

0 Comentários

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.