história do ebay
EBay
Os clientes podem participar de sites da Web configurados em seu próprio país ou usar um dos sites internacionais da empresa. Existem sites do eBay na Web para os mercados dos EUA e Canadá, a maioria dos países europeus e vários países da Ásia. Os sites latino-americanos são operados em associação com o Mercado Libre, um provedor de comércio eletrônico que executa operações semelhantes. Embora os leilões constituam a maior parte das vendas do eBay, as vendas a preço fixo também constituem uma parcela significativa das transações.
Um fator-chave para o crescimento do eBay foi a implementação de procedimentos para promover negociações seguras e transparentes, acessíveis em praticamente qualquer lugar para qualquer pessoa. PayPal , a câmara de compensação automatizada online para pagamentos, tem sido a base do ambiente de transações do eBay . Em outubro de 2002, o eBay comprou o PayPal, mas foi separado como uma empresa independente em 2015. Outras aquisições importantes na década de 2000 incluíram Skype (vendido em 2009), Shopping.com, Rent.com (vendido em 2012) e StubHub.
O eBay depende de seus usuários para autorregular a comunidade comercial por meio de um sistema de feedback que permite aos compradores avaliar os vendedores nas transações. (Anteriormente, os vendedores também podiam deixar comentários negativos sobre seus compradores, mas esse recurso foi removido em 2008.) Em teoria, fornecedores inescrupulosos são expostos e perdem a confiança de vendedores respeitáveis. Na prática, alguns fornecedores receberam classificações ruins sem culpa própria, mas devido, por exemplo, a problemas com entregas de pacotes, e outros fornecedores obtiveram boas classificações por um curto período antes de configurar fraudes de crimes cibernéticos para fraudar clientes. Em resposta, a empresa disponibilizou recursos educacionais para o comércio de melhores práticas. Além disso, o eBay lista categorias de itens potencialmente proibidos; a empresa sanciona potenciais traficantes de mercadorias que podem ser ilegais ou ofensivas.
No entanto, o eBay ficou sob crescente pressão legal na Europa, onde vários fabricantes processaram a empresa, alegando que ela era cúmplice na distribuição de produtos falsificados porque cobrava uma comissão sobre as vendas que facilitava, sem impor controles adequados às transações. Em particular, algumas casas de moda de luxo na França processaram o eBay por danos, com a primeira sentença de € 20.000 contra a empresa em junho de 2008.